domingo, 6 de julho de 2008

Debate sobre opção vegetariana no RU abre II Fórum de Direitos Estudantis


04-06-2008 08:40:01

De que forma o Restaurante Universitário (RU) pode suprir as necessidades dos usuários que não comem carne? De onde vêm os alimentos produzidos no RU e o que eles contêm? Essas e outras questões relacionadas à alimentação fornecida pela UFSC a estudantes, professores e funcionários foram debatidas no primeiro dia do II Fórum de Direitos Estudantis, realizado na terça (03/06) no auditório do Convivência da UFSC.


Participaram da mesa Maria Nazaré Wagner, da coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc); o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio José Amante; Rodrigo Ribeiro, do Diretório Central dos Estudantes (DCE); Evandro Furlan, do grupo Vegetufsc, além dos acadêmicos Hélio Rodak e Fernando Bambardelli, que coordenaram o debate.

Evandro Furlan defende que o restaurante deve oferecer opções sem carne, divulgar o que cada prato contém e também preferir os alimentos orgânicos. "Precisamos buscar fontes mais sustentáveis ao meio ambiente e ao ser humano, como a praticada pela agricultura familiar, que ainda prevê a permanência do homem no campo". Estudante de Odontologia, ele não entende o prato vegetariano como uma restrição a ser imposta àqueles que comem carne, mas, ao contrário, como uma alternativa a mais. "A questão é: não queremos opções para vegetarianos, mas sim opções vegetarianas para todos". Evandro citou também instituições de ensino que já se adequaram à dieta sem carne, como a UnB e a UFC.

O pró-reitor Cláudio Amante acredita que as mudanças devem ser feitas gradualmente. "Sou vegetariano, e sei que modificar uma dieta é algo complexo, é todo um processo de construção. Temos que repensar nosso modelo de restaurante, até para que possamos implementar a dieta vegetariana". A velocidade das transformações, de acordo com o pró-reitor, deve ser comedida, buscando mudanças sustentáveis e considerando o maior número de pessoas. "Minha vontade é estabelecer uma dieta saudável, com novas ofertas de alimentos, pensando em todos os envolvidos no processo – alunos, funcionários e professores – para que se sintam sensibilizados pelas mudanças".

Nazaré Wagner relembrou a época em que era estudante na UFSC. "Na década de 70 havia uma luta para que se reduzisse a quantidade de agrotóxicos dos alimentos. Sabemos que a dieta do brasileiro, baseada no uso exagerado dos químicos, causou-lhe doenças. Hoje percebemos que a carne de primeira não é comida de primeira. Esse adjetivo agora é designado à alimentação orgânica de qualidade".

Além de outras questões que giraram em torno do RU – como reivindicações acerca da ampliação do horário de atendimento à comunidade universitária, a construção da terceira ala, a contratação de cozinheiros, a melhoria do mobiliário e o aumento da variedade dos alimentos – os participantes aproveitaram a presença do pró-reitor para discutir o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a moradia estudantil e as bolsas de estudo e de permanência, assuntos que também serão tema das mesas que acontecem até sexta (06/06), conforme a programação do Fórum.

Mais informações sobre o evento na página do DCE.

Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom

http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=6754&url=ufsc

Nenhum comentário: